sábado, 14 de maio de 2011

Vergonha alheia tão grande que chega a doer fisicamente


Ontem cheguei em casa depois de uma pizza com uns amigos para comemorar um aniversário (Parabéns outra vez Emyle). E ai que me deparo com um merchã (ou quadro, sei lá) da cerveja Glacial na Praça é Nossa.

Tudo bem que a Praça é Nossa deve ser tombada por lei, e que não tem um texto lá muito inteligente e que sempre foi escrito da maneira mais rasteira para vovós acharem graça e vovôs verem algumas bundas. E também sei que os merchans são extremamente didáticos e artificiais, mas esses merchãs da cerveja Glacial são de doer a vergonha de qualquer um. É sério eu fiquei cinstrangido de assistir aos 2 minutos de propaganda.

Não achei um vídeo no youtube então vamos ao método storyteller:

No primeiro plano uma loira e uma negra de uns 20 anos cada conversam sobre a opinião dos namorados sobre elas, a loira diz:
-meu namorado me compara a cerveja glacial, pois sou loira e gostosa como a cerveja glacial.
a negra responde:
- Meu namorado me chama de amendoim torradinho, pq sou salgadinha e gostosa que nem o amendoim torradinho.

Do segundo plano vem um cara genérico e pergunta se os namorados se conhecem, elas respondem que não, ele abre uma cerveja e diz que vai ficar com as duas porque amendoim combina com cerveja.

Ok, pensar que alguém escreveu isso, outro alguém aprovou, passou par ao cliente que aprovou também, chegou pro diretor que passou os textos aos atores e gravou. PORRA, quanta gente pra fazer uma merda dessas!

É só de mal gosto, mal feito e eu estou reclamando a toa?
decididamente não.

A ideia toda gira em torno de associar mulher a bebida. Consome a bebida ganha a mulher. Até ai, muitas propagadas fazem e continuaram fazendo, tanto comparações masculinas como femininas. Mas a ideia é associação é valorização do produto passando a ideia do tipo: Te dá super poderes de sedução. O raio desse comercial da Glacial faz o inverso. Transforma a mulher em cerveja e não cerveja em mulher. E em amendoim que ficou ainda pior. E fora a comparação de cores cerveja\loira e amendoim\negra  fisicamente dolorosa de aguentar.

E como mal humor é para ser compartilhado está ai um merchã da tal cerveja (não é o que eu falei acima, esse não tem no youtube)

Então em 2 minutos a cervejaria Cristal e o SBT conseguiram ser: de estremo mal gosto, um tanto racista, e muito, mas muito mesmo misógino.

Então o placar até agora é de 312 coisas que eu gosto para 3 que eu odeio. Posso me dizer que sou um otimista sobre as pessoas e a humanidade.

Um comentário:

  1. Meu, a publicidade continua com esse discurso sexista e preconceituoso, não sei pra quem.

    Quando será que vão perceber que esse discurso não dialoga mais com a sociedade? As pessoas mudaram, os comportamentos mudaram, as idéias mudaram. Só as propagandas de carro e cerveja não perceberam isso ainda...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...