segunda-feira, 18 de abril de 2011

Não abandonamos nossos heróis

Originalmente publicado em Rola Taco em 26 03 2011

Os fatos são esses

 fato 1: Percebi que:
  • Fazem 16 anos que jogo RPG (com algumas pausas, algumas bem longas[isso dá mais da metade da minha vida]). 
  • Fazem 20 anos que leio quadrinhos regularmente.
  • Fazem 21 anos que uso computador
  • Fazem 25 anos que jogo video game. 
fato 2: E vi um mendigo com uma camiseta com esse desenho: 
fato 3: E pensei: Como eu muitos adoram video games, fantasias medievais, quadrinhos, rpg e heróis e muitos desses continuam a vida toda gostando, e cada vez mais não abandonamos nossos heróis quando envelhecemos. E pensei também, um nerd casou e perdeu a camiseta e as bolas (é claro que é uma conclusão ilógica, só foi a primeira coisa que pensei quando vi o mendigo).

Era esperado que chegando a uma determinada idade nós abandonássemos nossos heróis, eram fantasias de crianças e deveriam ser jogadas fora, é crescer é uma bitch. Alguns se recusavam, eram esses que iam escrever as histórias para as próximas gerações, colecionavam e pesquisavam mantendo a memória do que ninguém tinha noção ainda que seria importante, esses explicavam para os filhos como eram legais aqueles heróis, aquelas histórias e faziam a coisa toda andar. Estou falando de uma época onde heróis eram coisa de criança e você até apanhava na escola se te vissem lendo hqs. 


Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns desses pioneiros das gerações anteriores, que apesar de tudo que diziam sobre seus heróis, bravamente continuavam acompanhado suas histórias. Um desses que me influenciou muito foi Edson Negromonte, ele era dono de um sebo aqui de Jundiaí e colecionador, pesquisador e entusiasta de praticamente tudo que era ficção. Atualmente Edson escreve o excelente Sucrilhos Forever.

Seu sebo chamava O Alfarrábio e veio a se transformar depois na primeira comic shop de Jundiaí, era normal encontrar lá gente discutindo as mais absurdas teorias de viagem no tempo, regras de combate ou quem venceria no mano a mano: Pernalonga ou o Pica-Pau. Haviam mesas de jogos de RPG e Cardgame (o magic nem era o mais popular deles na época, haviam muito mais jogadores de Spellfire). O tempo passou e o Mister Toy (era o nome do Alfarrábio quando era comic shop, mas ninguém chamava ele assim) acabou virando uma lanchonete indie ainda dos memos donos. Depois se esvaiu, e hoje é uma relojoaria ou óptica sei lá, mas isso não interessa. 

Outros desses que não abandonam seus heróis são famosos, escrevem quadrinhos, produzem filmes, criam associações de records de video game como a Twingalaxies ou teorizam a respeito como Joseph Campbell. E cada vez mais pessoas mantém seus heróis, ampliam suas visões sobre o assunto, tanto que o que era só meia dúzia de senhores e senhoras excêntricos hoje tem até nomes legais como geek ou nerd (tá os nomes estão ai a mais tempo, só eram pejorativos [geek era o cara do circo que fazia coisas nojentas como comer ratos vivos e depois virou um termo para o empolgado demais em um assunto e só hoje em dia quer dizer especialista em um assunto pop ou técnico].

vivemos em uma época onde uma porn satr como a Satine Phoenix 
(ai da foto) é viciada em hqs, rpg, action figures, etc. 
Se isso não é um bom mundo para se viver eu não sei o que é. 

Hoje eu vejo garotos de 15 e 16 anos lendo quadrinhos nas escolas que eu dou aula, cadernos com capas de heróis e isso tudo bem, quando eu tinha 15 anos sempre tinha um corno pra dizer: "você lê gibi? Nossa que coisa de criança" e na faculdade não era diferente, escutei isso o tempo todo, mas as coisas mudam (ainda bem) Aqueles garotos que liam hqs e viam seriados e desenhos sábado de manhã estudaram, envelheceram e chegaram nas cabeças dos estúdios, ai começam a fazer o que gostariam de ter visto a vida todfa, filmes com seus heróis. Quem disse isso foi o Neil Gaiman em uma entrevista, a ideia não é minha. 

Não só o citado acima ocorreu como também nós envelhecemos e começamos a ganhar e gastar nosso próprio dinheiro, começamos a gastar com nossos heróis, não é por acaso que a média de idade dos jogadores de video game hoje é de 29 anos, e nem que filmes de heróis tenham censura tão alta. É um mundo maravilhoso esse em que podemos ir em eventos de RPG e não ser os únicos barbados pais de família lá, como comprar nossos action figures de centenas de reais, jogar nossos jogos violentos e ver filmes com nossos heróis que só podíamos sonhar quando éramos crianças. 

O comediante Bill Maher no excelente Religulous disse: os heróis tiveram muita influência na minha formação, os filmes de cowboy e Superman formaram meu caracter. Outro comediante, O Seinfeld é obcecado pelo Superman falando dele muitas vezes em sua série e até participando de comerciais de cartão de crédito junto com seu herói, Carlos Cardoso do Contraditorium escreveu esse  texto sobre heróis ficcionais e esse sobre heróis reaisJoseph Campbell em sua teoria coloca o herói como intrínseco e inseparável do ser humano. 

 Agora eu sei que a guerra acabou e meu lado tinha vencido, estou parafraseando Robert Anton Wilson no prefácio do livro Futuro Proibido que diz essas palavras em um contexto muito parecido. 

Alguns desistem de seus heróis e encontram outros, outros continuam com os mesmos heróis a vida toda, afortunado é aquele que não desiste de seus heróis e continua buscando novos, seja na ficção, seja no cotidiano, triste são aqueles marcados pelo cinismo e banalidade que desistem de todos os heróis. 

Um comentário:

  1. Eu sou um destes dinossauros que não desistiu dos heróis. Inclusive tenho centenas deles.
    Curto ler quadrinhos ainda (as revistas e não os scans).
    Sou mais velho e minhas datas são um pouco mais esticadas que as suas. Por exemplo, meu primeiro diploma foi de Basic, em 1984.
    Acho que não devemos mudar, mas nos adaptar. Já tive uma revistaria no Maxishopping, uma na garagem de casa, junto com um sebo. Tudo definhou, com o avanço da informática.
    Hj trabalho com colecionaveis em Geral, ou seja só um upgrade no que eu sempre gostei de fazer.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...