quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Visite Port Watson

O que é: Um guia turístico sobre o Port Watson e a ilha de Sonsorol onde ele se encontra. Port Watson é uma comunidade anarquista independente ligada a Sonsorol por acordos verbais e que tem poucos milhares de habitantes. Sua principal fonte de renda é a pirataria bancária e especulação financeira. Também é conhecido como o lugar mais liberal do mundo, onde não existe governo, leis, polícia, exercito ou bens governamentais. O Único defeito de Port Watson é ser ficcional.

Estou relendo o livro Futuro Proibido publicado pela Conrad no Brasil e pela Semiotext[e] nos EUA. Um dos textos desse livro é Visite Port Watson, que até a publicação do livro era de autoria anônima e sem referências se era real ou não. Futuro Proibido foi publicado nos EUA nos anos 80 e teoricamente Visite Port Watson já havia sido publicado antes em um fanzine que ninguém nunca viu.

Sem internet era muito dificil saber se realmnete numa ilha do pacífico existia mesmo uma cidade anarquista, mas mesmo na época Visite Port Watson era tão lindamente utópico que não seria difícil imaginar que era falso, mesmo que ficasse aquela vontade de acreditar. Hoje com a internet nem essa auto ilusão é possível. A Ilha de Sonsorol existe, pode ser vista pelo googlemaps e tem até página oficial (com uma cara de primórdios da internet) e Port Watson não é citado em lugar algum.

Ilha Sonsorol

Quando li pela primeira vez em 2007 já era claro que Port Watson não existia, uma rápida olhada na internet e confirmei isso sem dificuldades. Mas que toda vez que vejo a página oficial de Sonsorol ou a ilha ordinária e real no googlemaps sinto uma certa tristeza de sonho que acabou. Saudade de um lugar que nunca estive e que nunca existiu. Deve ter um CID pra isso.

Hojse se tem quase certeza que Visite Port Watson foi escrito por Peter Lamborn Wilson mais conhecido por Hakim Bey.

Links:
Texto Visite Port Watson (na integra e em português)
Página oficial de Sonsorol
Sonsorol no Googlemaps

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...