domingo, 8 de abril de 2018

Heleninha Silveira

365POP2018 - Domingo - Anos 50

Como dito duas semanas atrás, AQUI, Heleninha Silveira foi a cantora responsável pela gravação de Ronda das Horas, a versão nacional de Rock Around The Clock, gravada no Brasil em outubro de 1955 por Nora Ney e em dezembro, adaptada para o português por Julio Nagib. A versão em português não fez o sucesso da versão de Nora Ney e logo depois Elvis dominaria o mundo de qualquer maneira.

Heleninha Silveira nasceu em 3 de abril de 1931,  rá, aniversário daqui 2 dias, olha só. No Dicionário de Música Popular Brasileira não consta uma data de óbito, mas em uma busca pelo Youtube, para colocar as músicas ai, Eduardo Freitas, deixa um comentário sobre Heleninha ser sua mãe, e que ela faleceu faz alguns anos. O comentário foi postado um ano atrás. https://www.youtube.com/watch?v=cWspM9IeBkU

Ela mudou com a família para São Paulo aos 4 anos e aos 15 começou a aprender canto clássico, o que abandonou, gostava mesmo da música popular. Gravou alguns samba-canções (ou sambas canção, ou sambas canções, não faço a mínima ideia de qual é o correto.) e em 1955 gravou a tal música que garantiu seu espaço nos rodapés da história da música e nesse post.

Sua discografia é curta, são alguns singles nos anos 50, mas foi considerada o sorriso mais bonito do Rádio.

Eu realmente gostaria de saber mais, mas a internet não ofereceu muito sobre Heleninha Silveira. Tudo que está aqui foi tirado do Dicionário Da Música Popular Brasileira.








Links:
http://dicionariompb.com.br/heleninha-silveira/biografia
https://www.musicastoria.com/rock-brasil-musica-jovem-brasileira-desde-1954-veja-e-ou%C3%A7a/pagina-01-1954-1955/ 

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...