Uma maneira de vender produtos e explicar para o consumidor pra que comprar aquilo era antropomorfizando o produto e o que ele combatia. Hoje esse tipo de comercial não é tão comum, e muitos deles passam batido. O ultimo que lembro de fazer isso com grande sucesso foi dos pôneis malditos. Que foi caçado pelo Conar. Por que? Porque o mundo é chato.
Bardhal é uma marca de óleos lubrificantes de petróleo para motores. Fundada em 1939 por Ole Bardahl, um imigrante norueguês. A empresa foi líder de vendas nos anos 50 e muito do sucesso veio dos comerciais em que os problemas do motor eram bandidos, no melhor estilo gangster e Bardahl era um detetive.
A gangue, no original, era chamada de Grimer Gang, na tradução brasileira ficou A Turminha Brava. Os nomes dos vilões eram Carvãozinh (Black Carbon), Chico Válvula Presa (Sticky Valves), Zé dos Anéis Presos (Gummy Rings) e Antônio Sujo (Dirty Sludge).Bardahl foi inspirado no personagem da série de TV Dragnet, Joe Friday, interpretado por Jack Webb.
A campanha mais famosa é a da TV, mas no Brasil a campanha começou em anúncios de jornal. Alguns bonecos e outros brinquedos chegaram a serem criados.
Uma personagem foi criada para os comerciais brasileiros, a Clarimunda em 1963. A femme fatale, pelo menos é assim que eu me lembro, mas nas primeiras versões nem era tão assim, na verdade a femme fatale que todos na casa dos 30 anos devem lembrar já é da repaginção, e foi chamada de Drag Car. O ultimo personagem dessa versão clássica foi Kidsgaste, mas já tinha cara de bandido de rua da época e não mais gangster.
Mas não é assim que eu me lembro!
Nem eu, eu sempre achei que o detetive Bardahl era chupinhado de Dick Tracy, criado em 1931 e publicado nas tiras de jornais por décadas. Mas a repaginada que deixou Bardahl com cara do detetive de capa amarela só aconteceu em meados dos anos 90 e pegando carona no filme de 1990. Os vilões também inspirados em Dick tracy são novos e são Crazy Water, Bad Oil, Motor Killer e Kid Smoke e Drag Car no papel feminino.
É interessante perceber como com um comercial certo um produto que eu nunca me preocupei, não tenho carro e nem sei dirigir, entra para as minhas lembranças. Outro fato interessante é ver como as lembranças se sobrepõem. Eu via esses comerciais nos anos 80, mas por causa das reformulações eu não consigo lembrar do Bardahl sem ter cara de Dick Tracy.
Uma curiosidade: Tudo anda bem com Bardahl foi o segundo slogan, o primeiro era Com Bardahl tudo anda bem.
Vamos a parte que interessa:
Dos primórdios
Isso nunca iria passar hoje na TV.
E mais um que foi bem legal:
E a dos anos 2000 voltou a ficar chato
Links:
http://blogdomaga.com.br/blog/2015/08/11/turminha-brava-bardahl/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bardahl
http://heliojenne.blogspot.com/2015/03/sessao-nostalgia-tudo-anda-bem-com.html
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/bardahl-tudo-anda-bem-com.html
http://coisasdeagorabr.blogspot.com.br/2014/12/bardahl-completa-60-anos-de-brasil.html
http://helioherbert.blogspot.com.br/2009/06/blog-post.html
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