Lili Ivanova É a cantora mais famosa da Bulgária, é claro que você não ouviu falar, nem eu até alguns minutos atrás. Ela vem de uma família de pais músicos e avós criadores de cavalo. Se interessa por música desde pequena, mas em sua cidade nem haviam professores, pra se ter ideia, ela teve aulas com um professor de piano, que morreu depois de lhe dar apenas duas aulas, seguiu para o coro da igreja e só foi estudar mesmo música nos anos 50, quando entra pra escola de enfermagem e se muda pra Vana (na época Stalin). Antes disso ela ganha uma medalha de ouro de ginástica rítmica
Sua carreira mesmo começa quando ela se muda pra Sofia, lá grava música em diversas línguas e depois fica só no búlgaro por uma nova lei que obriga aos cantores a só cantar em búlgaro (Yei, socialismo!) Nos anos 70 chega as tvs e depois sua carreira se expande para a Alemanha e até hoje é uma cantora reconhecida e escutada no Lest Europeu. Quando a Playboy chega à Búlgaria em 2002 ela faz um ensaio para a revista. Isso, no número 1.
Ela foi da música folclórica, strada, para o Pop, passou pelo socialismo e censura e continua relevante, é praticamente o Roberto Carlos da Bulgária. Então, achamos mais um.
Nota: texto escrito a partir da tradução automática da Wikipédia do búlgaro para o português. Se tiverem erros, claro que vocês fãs da Lili Ivanova visitam esse blog regularmente. E mais uma coisa, é assustadora a qualidade da tradução automática do búlgaro para o português.
Links: