sexta-feira, 13 de abril de 2018

Leslie Fish

365POP2018 - Sexta feira - Anos 70.

Eu ia procurar coisas de terror, por conta do sexta feira 13, mas isso vai ficar para o halloween, porque descobri música filk e a incrível Leslie Fish.

Leslie Fish começou a espalhar o filk nos anos 70, junto com DeHorn Crew, foi a responsável pela primeira gravação do que já vinha rolando desde os anos 50. Sua primeira gravação foi Folk Songs para Folk Who Ain't Been Yet Yet, sua canção mais famosa, regravada e cantada em trocentas outras convenções foi Banned from Argo.

Leslie Fish segue uma carreira musical independente de filk (já explico, continua lendo) e de músicas sobre seu ativismo político, que me surpreendeu, ela é anarquista! Daquelas clássicas mesmo. Não esperava isso de alguém fã de Star Trek, mas sempre imagino sociedades anarquistas de gente chafurdando na lama pra colher alguma raiz nojenta, mas pelas palavras da própria Leslie "Não vejo motivos para uma sociedade anarquista não ser industrial e espacial". Não sei se seria possível, mas que deve ter algum livro foda sobre isso deve ter. 

Ela também é pró armas e acredita no colapso da sociedade vigente e que um apocalipse nuclear pode acontecer. Sim, entendo esse sentimento, para quem cresceu protestando contra guerras e crescendo na sombra da segunda guerra mundial esse tipo de pessimismo é como uma maneira de sobreviver pra lutar e cantar mais um dia. 

Também é creditada para Leslie a primeira fanfic Kirk/Spock escrita em 1976, e bom, se você sabe o que / significa sabe que fazer isso em 1976 é no mínimo interessante. 

Preciso de tempo para escutar mais, o pouco que consegui, da hora que comecei a escrever até agora, me pareceu incrível. Eu não sabia que filk existia, agora estou obcecado por saber mais sobre isso.

E a musica Filk?

A galera ia para convenções de ficção científica e ficavam lá falando de livros e programas de rádios, filmes e posteriormente, séries, no tempo, essa galera se juntava e começava a brincar de músico. Usavam a música folk para cantar sobre as coisas de ficção científica. Isso virou uma tradição das convenções e nos anos 70 a coisa ficou mais séria e virou algo de verdade com o Leslie Fish em 1976. 









Dá pra entender como Nerf Heder é tão incrível, eles estão em ombros de gigantes, como Leslie Fish. 

Links:

Mais um pouquinho:

Já fui chamado de coisas bem desagradáveis por curtir scifi e nerdices no geral, e não me refiro ao tradicional xingamento reservado aos nerds que cresceram nos anos 80, digo agora e no campo da política e sociedade. Existe meio uma onda de achar que se você curte scifi você é piroco branco opressor e conservador. Gente, na boa, mas Leslie ai e Aurélio Voltaire, entre muitos outros, já mostraram o quanto isso é bobagem. Scifi não é um culto e cabe todo tipo de opinião. Tem gente que defende lados diferentes e isso não é errado, Orson Scott Card  tá aí pra provar que tem tanto conservador quanto bicho grilo no Scifi e isso que torna o gênero tão incrível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...