quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Filmes de setembro

Atrasado de novo, não estou conseguindo dar a importância que eu gostaria pra esse blog. Talvez eu devesse inventar mais algum 365 alguma coisa pro ano que vem, sei lá. Mas enquanto isso, os filmes de setembro. 

Um Vagabundo Em Alta Roda (1986)
Uma comédia sobre costumes completamente datada, o que só a deixa mais engraçada e interessante, um tanto esquecida nos tempos atuais, mas até bem comentada na época das locadoras. A trama já era batida e feita na época, um mendigo acaba morando em uma mansão e convive com seus moradores ricos. Ele se torna mais refinado e os ricos reaprendem a viver. Boas piadas e ótimo elenco. Na era que estamos, escassas de boas comédias, pode ser uma boa garimpada. 

Whats up doc? (1972)
http://www.imdb.com/title/tt0069495/?ref_=nv_sr_1
Um sucesso na época, uma lição de que não devemos cair no ódio de manada e um excelente filme com uma manic pixie dream girl. A história nem é novidade, é a básica trama de manic pixie dream girl. Cara certinho cai nas graças de uma garota linda e nem um pouco convencional e sua vida muda completamente. Ótimo filme, com excelente elenco e texto de comédia rápida. 

Mas agora a história do ódio. 
Vocês já repararam que cada geração escolhe alguns atores de sucesso da geração anterior para odiar? As vezes fica só na piada, as vezes a coisa fica séria. Atualmente o ódio é com Nicolas Cage, e era com Robin Williams também, mas isso deu merda né, então foi melhor todo mundo esquecer essa parte. Nos anos 90, bem no comecinho, Chevy Chase era o pior ator do mundo, logo depois quem ocupou esse cargo foi Barbra Streisand. Eu entendo, atores envelhecem, não representam mais aquele mundo que a geração anterior conhecia, precisamos nos afirmar como geração, e é claro, uma sucessão de papeis ruins e pronto, tá ai alguém pra se odiar. O que tenho a dizer sobre isso, e que aprendi com o tempo, pois é, já fui um adolescente idiota também, faz parte, é que não perca seu tempo odiando coisas da cultura pop, vai e fuça, gaste seu tempo descobrindo coisas. Já escrevi várias vezes sobre isso no blog.

Outra coisa relacionada é o Manic Pixie Dream Girl, um termo cunhado bem posteriormente aos filmes com garotas assim. Que significa aquela garota que vai ajudar o protagonista homem a nunca crescer e é um esteriótipo machista e bla bla bla. Tá esteriótipo é do que o cinema e tv são feitos, a vida é assim, e existe a contra parte masculina e são personagens encantadoras, mas se quiser chamar de machista, racista e qualquer outra ista, bom, essa é a vida. 



Foi um Curto Verão Charlie Brown (1969)
http://www.imdb.com/title/tt0064501/?ref_=nv_sr_2
Um desenho animado escrito pelo próprio Schulz, é o que se espera, piadas sobre a condição humana, piadas engraçadinhas do universo infantil e tudo aquilo que sempre vimos em desenhos animados, pelo menos quem cresceu vendo essas reprises, dos desenhos do Charlie Brown. Foi um tremendo erro passar o desenho pra uma audiência de terceiro ano, a maior parte não tá acostumada com um desenho plano e sem coisas acontecendo a cada 5 segundos. 
E eu, uma pedra.



Switchblade Sisters (1975)
http://www.imdb.com/title/tt0073778/


Adoro os filmes que refletem os medos de sua época, de qualquer época. Alguns são mais alegóricos, outros mais diretos. Swichblade Sisters é definitivamente o segundo caso. O medo da delinquência juvenil, das gangues e da independência feminina está no filme. Exploitation de baixo orçamento bastante divertido, entrega o que promete. 

Final Girl (2015)
http://www.imdb.com/title/tt2124787/?ref_=nv_sr_2
Mês passado disse ter visto Final Girls, confundido com este daqui. O que foi bom, acabei gostando até mais do outro. Não que esse seja um filme ruim, mas perde tempo com coisas que não eram necessárias, se o filme tivesse mais gore e menos explicações dos motivos ficaria bem melhor. Não é um filme ruim, até tem o que queremos ver, a final girl virando o jogo, mas podia ter mais. 

RAW (2016)
http://www.imdb.com/title/tt4954522/?ref_=nv_sr_1
Franceses mandando muito bem em filmes perturbadores. Um filme sobre descobertas pessoais e de como ser vegetariano é importante. Não vou dizer mais. 



Dave made a Maze (2017)
http://www.imdb.com/title/tt4457344/?ref_=nv_sr_1
Agradeço ao ódio idiota da internet por essa. Um dia vi uma galera detonando o trailer desse filme. Diziam ser um filme idiota, indie, millennial e de baixo orçamento. Como já disse acima, lá no "What ´s Up Doc?" Claro que tinha que conferir por mim mesmo. E vi esse trailer ai abaixo. Adorei o trailer e fiquei esperando o filme sair. Valeu a espera, é excelente. Um filme bastante imaginativo e que usa recursos simples pra contar uma ótima história.

Mas, entendo, o mundo está muito complicado, é mais fácil tomar um lado, dá muito menos trabalho. Odiar coisas independentes ou blockbusters, ou qualquer coisa assim. Cada vez acho que pessoas definem suas afinidades por coisas que odeiam, não pela que gostam. Então odeie coisas para ter amigos.



Tokyo Zombie (2005)
http://www.imdb.com/title/tt0451954/?ref_=nv_sr_1
Filme perdido no Netflix, baixíssimo orçamento, roteiro exagerado e um terrir japonês de primeira. Recomendo pra quem gosta do gênero.



Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004)
http://www.imdb.com/title/tt0290002/?ref_=nv_sr_2
Filme de ver com a família, já tinha visto, algumas piadas boas, final feliz meio forçado no segundo tempo, mas é o que promete, nada demais.

What We Do in the Shadows (2014)
http://www.imdb.com/title/tt3416742/?ref_=fn_al_tt_1
Filme australiano de terror que apareceu quietinho lá no Netflix. Excelente piadas com toda a mitologia dos vampiros, a decadência é o principal fator aqui, o filme é uma metáfora pra isso, decadência mantendo as aparências e como isso nos torna ridículos. A decadência do rico, de quem envelhece, qualquer uma. Muito bom filme. 



Accion Mutante (1993)
http://www.imdb.com/title/tt0106215/?ref_=fn_al_tt_1
Pela capa com a estrela e tal, a primeira vez que vi Accion Mutante, lá por 1995 (provável) eu julguei ser um filme mexicano. Mas estava errado, ele é espanhol e francês. Accion Mutante é um filme sobre minorias, a exclusão social e a revolta dos excluídos. Só que isso de uma maneira bastante errada. A história é de um grupo de mutantes degenerados, excluídos da sociedade por suas deformidades que resolve raptar o filho de um importante político. Mas são muito ruins e gananciosos e acabam errando tudo. Adoro esse filme, lembrava dele com carinho e o revendo, sim continua excelente. 


3 A.M. (2012)
http://www.imdb.com/title/tt2563548/?ref_=nv_sr_8
Tailândia mandando bem num filme de terror, descobri que tem uma continuação quando fui escrever isso aqui. Outro filme perdido no Netflix. Sequência de histórias de fantasmas que acontecem sempre 3 AM. 



The Bad Batch (2016)
http://www.imdb.com/title/tt4334266/?ref_=nv_sr_1
Filme chato do cacete. Esperava mais. Muita coisa nem faz sentido, decisões completamente loucas de seus protagonistas sem nenhum motivo aparente. Sim, eu entendi a metáfora, mas sacrificar o roteiro em prol da metáfora é complicado. A ideia original nem é de toda ruim, na verdade a primeira metade do filme é bem legal. O problema é sua resolução torta. Faltou uma certa coragem no gore e no final realmente doente que o filme pedia. 


Os Demônios da Noite (1995)
Vi esse filme logo que saiu em VHS, adorava a série Contos da Cripta, ainda adoro, continua muito boa, e o mesmo posso dizer desse filme. Um filme de terror sem por nem tirar, com ação, gore, ótimos personagens e com uma trilha sonora perfeita. Mesmo que nem fosse da franquia contos da cripta continuaria muito bom. 

http://www.imdb.com/title/tt0114608/?ref_=nv_sr_1


Daemonium: Underground Soldier poster (2015)
http://www.imdb.com/title/tt5165936/?ref_=nv_sr_1
Uma ótima ideia, um universo pós apocalíptico que mistura magia, tecnologia e satanismo. Um mago é obrigado a abrir um portal para o inferno, o que dá muito errado. Uma história envolvendo anjos e tal, mas que na hora de entregar é uma bobagem cheia de expositions e persoangens ruins, atores piores ainda e baixíssimo orçamento. Os problemas de orçamento e atores não seria um problema se o diretor se preocupasse em terminar o filme e não ficar explicando sua ideia de gerico. Esse filme é exatamente o que aconteceria (e talvez tenha sido) quando alguém acha que uma aventura de RPG daria um bom filme e esquece que muito da diversão só aconteceu com as longas explicações malucas do universo. 


EuroTrip (2004)
http://www.imdb.com/title/tt0356150/?ref_=nv_sr_1

Chamou de fascista lá em cima quando falei da  Manic Pixie Dream Girl, depois ficou confuso se eu era mesmo quando elogiei Accion Mutante, mas adoro Eurotrip, então pode xingar de novo. Comédia independente com um monte de atores convidados zuando tudo que tem de clichê europeu e fazendo piadas sexistas. Bom, eu disse, é bem legal. 


2 comentários:

  1. EuroTrip
    Pensa numa comédia boa e boba que me faz rir do nada no trabalho, me lembra férias frustadas na Europa.

    Os Demônios da Noite
    ótimo filme de terror para matine, gosto do lore cristão, dar uma roupagem moderna para o sagrado da bíblia.

    What We Do in the Shadows
    Amei esse filme, a forma como ele aborda as gerações de vampiros na literatura e cinema é fantastico. Sem contar que é um mockumentaries bom (algo raro na gama de found fotage de baixa qualidade).

    RAW
    Canibal é o novo zumbi, filme incrível.

    Dave made a Maze (2017)
    Vou conferir com certeza!

    Falemos do ódio, como ele permeia tudo atualmente, somos um grupo ou outro. tudo polarizado, se você não esta comigo esta contra mim. Acho que as pessoas, independente de geração, escolha politica, ou habito alimentar (até isso importa!), precisam tanto fazer parte do grupo de bate que estão esquecendo de se conhecer como individuo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro de um comercial da cultura, era de uma daquelas peças de teatro televisionadas que eles passavam. o Abujamra fazia um velho decrépito que dizia. Não são as afinidades que unem as pessoas, é o ódio em comum. Acho que ele tinha muita razão.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...