quarta-feira, 3 de maio de 2017

Como o Dave Arneson quase morreu no Brasil.



Em 1995 o RPG no Brasil chegou ao seu auge, 5 grandes editoras publicavam material de RPG. Tínhamos um mercado feliz e cada vez maior. Uma das editoras, a Devir, na verdade a primeira editora de RPG no Brasil, começou um evento em 1992 chamado Encontro Internacional de RPG. Este evento anual trazia um convidado internacional em cada uma de suas edições e em 1995 foi a vez de Dave Arneson.

Um dos pais do Dungeons & Dragons estava muito feliz de vir ao Brasil, praticamente todas as editoras que publicavam RPG aqui tinham algum material dele. Ele estava tão feliz que negligenciou recomendações médicas e isso quase que acabou muito mal.

Arneson tinha extraído um dente antes de vir para o Brasil, sendo diabético isso exigia cuidados extras. Mas, querendo muito vir, ele nem disse ao seu médico sobre a viagem.

O Encontro internacional era composto de 4 dias de evento. Nos primeiros dias ninguém notou nada, sua barba espessa escondeu qualquer inchaço. No último dia todos viam que ele estava com um grande abcesso na boca. Quase no fim de evento ele disse aos organizadores que não se sentia bem e que voltaria para o hotel mais cedo. Um dos organizadores, Douglas Quinta Reis, o levou para o hotel, e por sorte combinaram de almoçar no dia seguinte.

Douglas em uma entrevista relata que esperou Arneson ligar, mas como isso não aconteceu ele foi procura-lo no hotel. Chegando lá Arneson estava de cama, não conseguia se levantar, sua infecção estava tão forte que o quarto todo cheirava mal. Rapidamente Douglas o pegou e levou a um médico conhecido que mandou que fossem com urgência para um hospital.  

Dave Arneson foi operado e medicado, sua infecção bucal havia se generalizado, ele passou uma semana internado e com ajuda dos membros da Editora Devir que o haviam trazido ao Brasil cuidando dele. Douglas também contou que a infecção foi tão séria que só o cheiro do enxaguante bucal que foi receitado para Arneson o deixava grogue.

Mas para a sorte de Dave Arneson e de todos nós que jogamos RPG, ele escapou dessa em 1995, vivendo até 2009, mas essa parte vocês já sabem.
Essas informações foram retiradas da entrevista que Douglas Quintas Reis cedeu a Rafael Carneiro Vasques publicada no youtube 1 de julho de 2016.
Rafael Carneiros Vasques é autor da dissertação de mestrado: As Potencialidades do RPG (Role PLaying Game) Na Educação Escolar. (2008)

Links:
Canal do Youtube de Rafael Carneiro Vasques.
https://www.youtube.com/channel/UCjPIMMsbNnq-LOSAhyUw2vw Dissertação de mestrado:
http://portal.fclar.unesp.br/poseduesc/teses/rafael_carneiro_vasques.pdf

Fotografia retirada do ótimo blog de RPG: Curiosidades RPG
https://curiosidadesrpg.wordpress.com/

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...