sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Sobrevivente (1987)


O Sobrevivente (The Running Man, 1987) é um divertidíssimo filme que se passa, quase, em 2017. Na verdade o texto do início indica que o colapso da economia mundial, o controle totalitário da mídia e que praticamente todos os estados se tornaram zonas controladas paramilitares. A hist´roia começa nesse período, com Ben Richards (Arnold Schwarzenegger) um policial ou militar, algo assim, se recusando a matar civis que estão em um tumulto por comida. Os civis acabam mortos mesmo assim, Richards leva a culpa e passa 18 meses na prisão. Ele executa uma fuga, acaba preso de novo e obrigado a participar do game show The Running Man. 

Baseado no livro de Sthephen King de 1982, vagamente baseado pelo menos. O filme foi escrito por Steven E. de Souza. que pode significar qualquer coisa, mas geralmente o nome dele é mais lembrado por filmes que não deram tão certo assim. Pois, é todo mundo só lembra do Street Fighter que ele escreveu, dirigiu (e adubou com merda), mas o currículo do cara tem coisas legais também. 

Não vou escrever uma resenha sobre o filme, já existem ótimos textos em português sobre ele, É um filme muito menos esquecido que Barb Wire ou A Fortaleza. 

Então para bons reviews e críticas: 
http://bocadoinferno.com.br/criticas/2016/02/o-sobrevivente-1987/
http://horrorreviewing.blogspot.com.br/2016/02/o-sobrevivente.html
http://www.ccine10.com.br/o-sobrevivente-critica/ 
http://td1p.com/podtrash-134-o-sobrevivente/ (áudio)
http://garciarama.blogspot.com.br/2015/06/the-running-man-o-sobrevivente-1987.html

Algumas coisas só:

O filme guarda muitas semelhanças com A Fortaleza (1992). Personagens da lei, mas traídos por ela, que tentam, mesmo assim, fazer o bem. Ajudados por suas contrapartes femininas e tem um hacker pra cada um. A necessidade de vencer o sistema, mas sem conseguir realmente derrubá-lo. As prisões tem meios de manter os prisioneiros dentro delas, mas no caso do Running Man é só no começo do filme, e no Fortress é o plot todo. O estado totalitário justificado pela miséria e a manipulação da mídia. No caso do Running Man é algo bastante difundido enquanto no Fortress só vemos isso dentro da prisão, mas nunca realmente vemos o mundo foda da prisão nesse filme.

O filme é divertidíssimo, com um ótimo clímax e ação que dura o tempo todo. Com personagens e visuais muito inventivos. Só uma pena a participação de Jesse Ventura ser tão meh. Nunca vemos realmente o confronto que o filme fica fazendo a gente imaginar que vai ser o confronto final. Mas o fim é bem satisfatório e tem a catarse necessária para um filme de ação.

A trilha sonora de O Sobrevivente é bem legal, com toda aquele minimalismo e tecladinho dos anos 80, então receberá um post só pra ela, como foi esse aqui da Barb Wire.

Trailer:


Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Running_Man_(1987)
http://www.imdb.com/title/tt0093894/

2 comentários:

  1. Esse é um dos filmes que mais assisti na infância. Dois joinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto muito dele, mas não vi tantas vezes assim. Mas é muito divertido mesmo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...