segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Shadownrun (2007)

Segunda de Games  - 49 de 52 - 340 de 366

Depois de uma semana só de D&D, uma semana de RPG
Eu adoro essa capa

Shadowrun é um RPG que me agrada muito, só é meio difícil de achar gente pra jogar. O sistema é complexo, o cenários misturando magia, xamanismo e cyberpunk é esquisito pra muita gente e o fato de ser incrivelmente fácil de morrer afasta jogadores.

Shadowrun foi lançado pela primeira vez em 1989, ele misturava o que se tinha de mais popular nos RPGs da época, o futuro distópico de Cyberpunk e as criaturas medievais e magia da fantasia. Ele segue firme e forte em sua quinta edição (de 2013). Aqui no Brasil só uma edição pela Ediouro nos anos 90 da primeira edição, ma republicação pela DEVIR e só. O universo de Shadowrun é complexo e imenso, tão interessante que virou romance, jogo de cartas, jogos de estratégia ,e principalmente, games. Um monte deles.

Alguns desses jogos são bastante famosos, mas aqui a gente fala do filho feio.

Shadowrun de 2007, diferente dos outros, um FPS no universo de Shadowrun com acontecimentos em Santos-SP (pois é, cenário brasileiro) tinha tudo pra ser um ótimo jogo. Cenário incomum, ferramentas diversas pra lutar e atirar, raças, criação de personagens cheias de variantes, cenário incomum e se tinha seu charme exótico. Mas foi pro saco, é um jogo mediano, sem graça e bastante esquecível. O que mais me lembro é do trailer e a sua música incomum que me convenceu a jogá-lo.

Pensando agora sobre o cenário do Shadowrun, se ele chegasse a grande mídia no momento, essa galera que se preocupa com apropriação cultural ia ter um treco. Todo cenário cyberpunk prevê uma grande mistura de culturas, mas Shadowrun leva isso a outro nível com todo seu xamanismo e  retomada indígena





Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shadowrun_(jogo_eletr%C3%B4nico_de_2007)
http://www.shadowruntabletop.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shadowrun
https://en.wikipedia.org/wiki/Shadowrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...