terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Rochedo de Gibraltar

Terça de filmes - 46 de 52 - 320 de 366

Alguns filmes são tão comentados em sua época e depois ninguém fala mais neles. Parece que vão virar clássicos, mas depois ninguém liga muito. Não necessariamente significa um filme ruim, só não é suficientemente atemporal e cativante. E com cada vez mais filmes saindo mais fácil se torna esquecer.

Um desses que pareciam que seriam lembrados para sempre foi O Rochedo de Gibraltar.

Levi Rockwell é um roteirista aposentado com seus 77 anos. Durante uma comemoração que se reúnem seus 4 filhos e netos ele passa mal e fica acamado. Revela seu desejo de um funeral viking, que é feito pelos netos, enquanto os adultos ainda brigam.

O filme foi lançado em 1988 e tinha no elenco Burt Lancaster  como Levi Rockwell e Macaulay Culkin como seu neto e protagonista do filme.


Links:

Uma coisa interessante. Um filme chamado O Que Nós Fizemos no Nosso Feriado (What We Did on Our Holiday, 2014) conta exatamente a mesma história, muda se locais, familiares e época, sai o escritor e entra um jogador de futebol. Mas a história de aniversário, morte, netos e funeral viking está toda lá. Até a mesma lição.

Muda-se um pouco o foco, o grande momento do filme de 2014 não é o funeral, mas sim sua repercussão. É um bom filme e não deve ser ignorado por sua cara de remake. Produzido pela BBC é um bom exemplo de filme inglês com o décimo doutor David Tennant  no elenco.

Só estranhei a falta de menções em artigos, críticas e wikipedia sobre o Rochedo de Gibraltar. Realmente o filme está tão esquecido. Alguns espectadores até comentaram sobre isso como aqui no IMDB, mas a crítica especializada meh, ignorou esse fato.

Trailer:

Links:

2 comentários:

  1. Olá! Estava vendo o filme inglês e comentei com a minha esposa que achava a história igual a do Rochedo de Gibraltar. Mas como vi há muitos anos não tinha certeza. Legal encontrar o seu artigo. Realmente gostei muito de Rochedo de Gibraltar mas acho que não deram muito valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi exatamente essa sensação que tive. Sim é um filme que foi meio que esquecido.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...