quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Igualzinho o comprado

 366POP, quinta feira de coisas, 4 de 52, 28 de 366.


é engraçado como o mercado e o desejo de consumo funcionam. É de se estranhar um mundo onde existem hamburguerias artesanais e lojas de bolos caseiros. Um mundo onde existe mais chance de você comer um hambúrguer caseiro em uma lanchonete especializada do que em sua casa. E que você pode comprar bolos caseiros em uma loja de redes de varejo de bolos.

Se você nasceu ontem ou não prestou atenção ao mundo nos últimos 20 anos pode ser que ache isso um absurdo. Pra mim é apenas curioso. Nos anos 80 produtos baratos e comuns nos tempos atuais como bolos pulman e hambúrgueres congelados eram caros, muito caros mesmo, e é claro, novidades.

Bolos caseiros eram comuns, hambúrgueres dependia da carne (foi um período de falta de muita coisa. Para mais leia sobre supermercados nos anos 80/90: Aqui, Aqui e aqui.) Quando se tinha carne mais ou menos, carne moída até que se faziam hambúrgueres. em algum momento receitas começaram a trocar de mãos, receitas que prometiam algo estranho para o nosso padrão de vida. Era a promessa do tal IGUALZINHO O COMPRADO.

Sim, as pessoas tentavam fazer hambúrgueres e bolos iguais os de supermercados. Tinha até um medidos e cortador de carne moída. Para nós, acostumados com o barato industrializado e artesanal caro parece uma ideia no mínimo idiota, mas é só inverter o que era novidade e de livre acesso e você entenderá o mundo.

Se parece uma ideia absurda fazer igualzinho do comprado quando falo de bolos, pensa em nutella que faz sentido. 

A culinária de mais 20 anos atrás era muito louca, só percebemos isso quando lembramos de coisas como bolo de Coca Cola, vai quem viu/comeu um desses nos últimos 20 anos?
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...