sábado, 30 de janeiro de 2016

Ewoks (desenho)

Sábado de desenhos animados. 5 de 52 - 30 de 366. 

Então veio Star Wars, e veio sua sequência mais amada,  O Império Contra Ataca e então veio aquele que até hoje gera discussões de que se é um bom filme, O Retorno de Jedi. Sobre Este terceiro filme da franquia fica uma única recomendação: Faça o esforço de achar e assistir o original sem as edições posteriores, este foi o que mais sofreu com os retoques das edições especiais.

Mas o assunto são os wookies em miniatura, os bichinhos de Pelúcia do Retorno de Jedi, os Ewoks. Odiado por alguns e até que caiu no gosto de outros. Mesmo assim, rendeu 2 filmes (que ainda serão assuntos aqui) e uma série animada para a TV.

Ewoks estreou na TV em 1985, a primeira temporada foi chamada apenas de Ewoks, já a segunda ganhou o nome de The All New Ewoks, cada temporada teve 13 episódios.

Esse desenho já estava bem esquecido quando era Cânone, agora que nem isso é mais então... acredito que fora alguns velhões como eu ele irá para o limbo do esquecimento da cultura pop.

Mas enquanto valia, e pra não perder o costume
, ele era bastante bagunçado na cronologia de Star Wars. A primeira temporada do desenho acontece 2 anos e meio antes do episódio IV e a segunda um ano e meio antes do episódio VI. Então no desenho os Ewoks não tiveram nenhum contato com o Império ou Rebeldes ainda. E o que vemos no episódio VI seria depois de tudo que foi apresentado nos desenhos.

A história do desenho tinha como protagonista Wicket, e seguia pelos seus amigos Latara, Teebo e Princesa Kneesaa. Wicket queria ser um guerreiro e quase sempre o colocava em apuros, Latara era vaidosa e Kneesaa era bastante parecida em gênio com a princesa Leia, Teebo é um atrapalhado aprendiz de mago, um tipo de Presto do Ewoks.

O desenho era bem legal, passou no Xou da Xuxa aqui no Brasil em meados dos anos 80. A animação é boa e as histórias de aventura eram bem legais de acompanhar, o tom era bem mais leve que dos filmes, que pensando bem eram bastante sombrios para o público infantil.

Uma grande diferença entre os Ewoks na sua versão cinematográfica e na sua versão animada é o idioma. Como nos desenhos não veríamos humanos optou-se por usar o inglês nas falas dos Ewoks. Apenas algumas palavras chaves foram mantidas:
Eecha wawa! = PUXA!
Begoopa! = BYE, ATÉ LOGO!
Chak! = OKAY!
Coatee = CELEBRAR
Dengar! = ATACAR! ("Dengar, Ewoks!" é o grito de guerra deles)
Doo = NOITE
Glowah = GLORIA
Goo = LUZ
Goopa! = OLÁ, OI!
Lurdo = PERDEDOR (INSULTO)
Nuv = AMOR
Yah Wah = PODER
Yub Nub = LIBERDADE e outros significados correlatos 
 Um episódio completo:

E a abertura:

E o Nostalgia Critic falando do desenho
Recomendado para saudosistas, fãs de Star Wars, novos ou velhos e crianças filhos desses saudosistas e desses fãs de Star Wars. 

Links:
http://www.infantv.com.br/ewoks.htm
http://www.gpdesenhos.com.br/ewoks.htm
http://www.geocities.ws/delmarnori/ewc1.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ewoks
http://www.imdb.com/title/tt0088515/

2 comentários:

  1. Eu via esses desenhos e era muito jovem. Gostava muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, e mesmo revendo depois de velho tem seu charme, não estraga a lembraçna da época.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...