sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bartmania

Do final dos 80 para os 90, Os Simpsons estouraram no mundo, incluindo no Brasil. Se hoje o grande protagonista e preferido de muita gente é o Homer, no começo não era bem assim, muitas das histórias giravam em torno do Bart. Os produtos eram sobre ele, adesivos de carro eram o BArt com estilingue. Homer não tinha mais importância que ninguém da família amarela. Isso foi na época em que os episódios ainda eram lineares e até algumas vezes tinha uma lição de moral no final.

E então veio a Bartmania, era uma enxurrada de produtos licenciados e piratas com a cara do garotinho de cabelos espetados. Casou esse período com a abertura das importações no Brasil, vivíamos afogados e felizes em bonequinhos amarelos.

Se os games modernos dos Simpsons tem o Homer como protagonista, os do NES tinham o Bart.

 


The Simpsons Sing the Blues: Primeiro disco dos Simpsons, que aproveitou bem a Bartmania

Clipe oficial do disco:


Mais um clip estrelado por Bart Simpson

Todo mundo fazia rap nos anos 90

E quem quiser escutar o disco inteiro

O disco foi lançado no final de 1990 e Do The Bartman, que foi co-estrita e co-produzida por Michael Jackson chegou a posição 24 da Billboard em 1990.
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons_Sing_the_Blues

E a enxurrada de produtos licenciados:
 Paletas de guitarra
 bordados aplicáveis
 claro, bonecos, muitos bonecos.
 e os anos 90 também foi a época das gravatas engraçadinhas, Bart Simpson embarcou nessa.
Acho que é... tá, não tenho ideia do que diabos seja isso.
 Moletom combinando para pais e filhos.
para molhar os outros.
Caneta, não podia faltar não é.
 Histórias em quadrinhos do Bartman, identidade secreta do Bart
 um bottom de metal
 Essas roupas são recentes, mas haviam coisas assim, só não achei fotos. Lembrem-se crianças, essa moa toda foi antes da internet e das fotos digitais.
chaveiro
 nada mais Bart do que um skate.



mais chaveiro
 Não é da época, não achei fotos de tattoos antigas do Bart, mas lembro de reportagens falando sobre algum cara que tatuou o Bart Simpson. Nos anos 90 isso era notícia.
 mais roupa do Bart da época.
 Essa é inspirada no disco.
maios bottons.
 adesivos eram bem comuns.
 chaveiros, lembro de ver um desses ao vivo.
 esse adesivo era bem comum.
alguma coisa, não sei o que é.
E é claro, os bootlegs, eram quilos e quilos de produtos não licenciados e de qualidade duvidosa do Bart Simpson. Mais aqui: https://www.facebook.com/bootlegbart
 
 Bartmania se foi, os Simpsons continuam aí, mas agora a grande estrela é o Homer. Acredito que a série envelheceu junto com o público, com 10 anos de idade é mais fácil identificar-se com o garoto rebelde, aos 30 é mais fácil se identificar com o personagem que tem problemas pra sustentar a casa, não o garoto pichador. Os tempos também mudaram, aquela rebeldia dos anos 90 deu lugar à posições bem mais preocupadas e cheias de causa.
 
Muita coisa ficou de fora, a Bartmania foi extensa em tempo e produtos, ela dividiu espaço com outra mania da época, a Batmania, só uma letrinha de diferença, mas o amarelo continua. Só sai o azul e vermelho e entra o preto. Mais sobre Batman e a batmania amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...