quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RPG - Tabela de conversas aleatórias


em uma aventura de D&D improvisada no fim de semana os jogadores chegaram até uma ilha habitada por uma tribo que nunca teve contato com outras civilizações. Essa tribo não falava nenhum idioma conhecido pelos jogadores, nem mesmo o dialeto comum. Para se comunicarem os jogadores começaram a usar gestos. Foi então que eu criei uma tabela de conversas aleatórias.

O funcionamento é dos mais simples. Para cada tentativa de comunicação com a tribo ou gesto que os jogadores faziam eu rolava 1D20 e interpretava a reação da tribo de acordo com o que saia na tabela.

Por exemplo:
O jogador 1 aponta para o horizonte tentando dizer que vieram de navio. rolo 1d20 e  resultado foi um 6, que corresponde na tabela a "Estou com fome". O nativo entrega um peixe ao jogador.

Não importa se o jogador fizer o mesmo gesto, role o dado de novo. A graça dessa tabela é a imprevisibilidade. Funciona muito bem para uma aventura heroica para descontrair ou uma aventura de humor. Em uma aventura de investigação ou terror, onde cada detalhe costuma deixar os jogadores alerta, pode não gerar um bom jogo e boas piadas uma brincadeira usando tabela como essa.

A comunicação com uma tribo remota é a possibilidade mais clássica, mas não a única. Um computador tradutor tentando traduzir a linguagem alienígena pode gerar momentos bem engraçados. Ou uma comunicação por gestos sendo feita por quem não sabe libras ou mímica. Até mesmo a criptografia errada em uma história illuminati será bem interessante e deixará seus jogadores mais paranoicos ainda. Uma conversa com malkavianos também pode ficar bem interessante e perigosa.

Tem duas maneiras de usar essa tabela:

método easy: Os jogadores sabem que tem uma tabela e sabem que o mestre está rolando os resultados, logo eles descobrirão que os gestos ou as tentativas de falar com a tribo que geram os resultados. Foi assim que eu fiz na aventura que descrevi acima.

Método Hard: Os jogadores  não sabem que existe uma tabela, e nem que seus atos são interpretados aleatoriamente, demorarão ou nem chegarão a descobrir o que está gerando as ações dos NPCS. Esse método pode ser mais engraçado e deixar os jogadores absurdamente paranoicos. Use com moderação, errar a mão aqui só irritaria os jogadores.

As consequencias devem ser leves. A tribo até deu umas espetadas de lança nos jogadores. Mas nenhum dano sério. Lembre-se: Isso é uma piada no meio de sua aventura e não uma aventura em si. Se os seus jogadores saberão que é inofensivo fica ao seu critério.

A tabela que eu usei:

1 - Sua mãe tem pulgas.
2 - Estamos em guerra.
3- Estamos em paz.
4 - Temos uma mensagem dos deuses.
5 - Queremos suas virgens.
6 - Queremos Comida
7 - Queremos água
8 - Nos ajude, estamos sofrendo.
9 - Sou uma vaca azul.
10 - Adoramos peixe.
11 - Camarão (animal sagrado da tribo)
12 - Aranha (animal maldito da tribo)
13 - Queremos comida.
14 - Somos filhos dos deuses. 
15 - Vamos matar todos vocês.
16 - Leve nos ao seu líder.
17 - Tchau 
18 - Adoramos peixe. 
19 - Leve nos ao seu líder.
20 - Leve nos ao seu líder.

Essa é só uma possibilidade crie o que precisar para o seu jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...