domingo, 17 de abril de 2011

Escudos Vikings

originalmente publicado em Rola Taco em 21 01 2011


Acabei de ler O Cavaleiro da Morte, o que me inspirou pra esse post.

Os escudos viking são famosos, qualwuer fulano com um escu
do redondo de madeira já lembra um saqueador, um amigo dizia nos jogos de RPG "se fulano tem escudo redondo bom sujeito não é" mas lembranças de um passado remotos a parte vamos ao que interessa.

Não existe um consenso entre a literatura de época e os achados arqueo
lógicos. Os escudos achados eram feitos de madeira em uma única placa de aproximadamente 80 a 90 cm de diametro (alguns menores de 70 cm e outros maiores de 94 cm já foram encontrados). A madeira encontrada nos escudos eram de pinheiro ou abeto e a literatura sugere que eram feitos de tília. O tamanho e o material do escudo deveriam ser suficientes para proteger o guerreiro mas não mais que isso para não exaurir suas forças por causa do peso.

Tinham aproximadamente 7 mm (alguns de 30 mm já foram e

ncontrados) de diâmetro no centro, tornando-se mais fino nas pontas chegando a 6 mm.

o meio do escudo era feito de metal e chamava bossa sua função era de proteger a mão do guerreiro e guardar a empunhadura do escudo, eram côncavas e feitas de ferro, mediam aproximadamente 15 cm e tinham em média 3 a 5 mm de espessura.



bossa

Na parte interna escritos clássicos falam de 3 varões verticais para dar mais durabilidade ao escudo e uma pega de couro ou madeira 9como a foto abaixo). As evid~encias arqueológicas são inconclusas sobre os varões.


visão interna.

Os escudos eram pintados com tingimentos minerais, as cores variam sendo amarelos e pretas encontradas no návio ------- do século X, recentemente foi achado um vermelho e branco e noas crônicas saxônicas Bernard Cornuel fala em diversas cores de escudo e muito em um pigmento azul isado para calafetar.

Podiam ser revestidos com couro na superfície externa, que poderia ser pregado e colado, oque aumentaria em muito o seu peso e alguns poderiam ser revestidos de linho, o que os tornaria mais resistentes mas não aumentaria o peso em nada. Sobre a borda metálica segurando a madeira a arqueologia é inconclusa.
Quando atacavam como vikings os guerreiros penduravam seus escudos nas voltas do navio, ou em uma fortaleza os escudos eram pendurados nas muralhas isso diria ao inimigo quantos homens haviam para lutar, por isso cada guerreiro tinha mais de um escudo, podendo cada homem ter 3 ou 4 dando a impressão a um inimigo desavisado que lá teria um exercito muito maior do que realmente existia.

Os escudos eram usados nos combates individuais e em paredes de escudos (tratarei desse assunto em breve). Não só como uma defesa, mas também como uma arma poderosa devia ser muito desagradável ser atingido pela bossa de ferro de um escudo.

Para saber mais leia esse texto:Viking Age Arms and Armor Viking Shields, foi de onde tirei a maior parte das informações, no final tem até um teste de resistência: escudo vs machado. E nesse outro texto: Viking Shield Building Pictures, como o nome já indica está a construção passo a passo de um escudo.

Esse vídeo demonstra o uso de escudo com espada em combate individual:

E nesse uma explicação do uso de escudo no combate:

Um comentário:

  1. É interessante notar o quanto a parede de escudos, tão bem descrita por Bernard Cornwell nas Crônicas Saxônicas, lembra a falange grega. Muito provavelmente os gauleses que Júlio César enfrentou no século I a.C. conheciam uma tática parecida, e deve ter sido por isso que César, nos seus Comentarii de Bello Gallico, os comparou à falange.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...